03 maio 2006

Estufas Reais de Laeken - Parte 2


De volta ás estufas, agora com um pouco de história e mais algumas fotos.


Contíguas ao Castelo de Laeken, onde reside a Rainha Fabiola, as estufas reais são uma maravilha da arquitectura do metal e do vidro. Foram desenhadas pelo arquitecto "Alphonse Balat", no fim do século XIX, por iniciativa de "Leopoldo II" em 1870.
As Estufas reais contam entre os principais monumentos do século XIX na Bélgica. Foram edificadas inteiramente em metal e vidro, o que representava para a época uma inovação espectacular.


Em 1873, o arquitecto "Alphonse Balat" concebe para o Rei Leopoldo II um complexo de estufas que completa o Castelo de Laeken, realizado em estilo clássico. O complexo é caracterizado por pavilhões monumentais, cúpulas de vidro, largas galerias que percorrem o terreno como ruas cobertas inspirando a nova arquitectura belga desta época.



Abertas ao público apenas uma quinzena de dias por ano, sempre no mesmo período, são a ocasião de descobrir um dos monumentos mais notáveis do património belga e admirar as colecções de plantas e de flores exóticas nomeadamente uma muito importante colecção de camélias


O percurso permite ver igualmente o atelier da Rainha Elisabeth e prolonga-se pela visita das cavalariças reais que foram construídas no início do século XX, sob o reinado do Rei Leopoldo II e do Rei Alberto I, e foram obra dos arquitectos Girault e Flanneau.

2 comentários:

Anónimo disse...

hué homê! E pequenas bunuitas, não há pra ai? é só estatuas e jardins! Hé homê para pra ai! Viraste Náion? o cuê?
abraxos do Nuerte
mertofrisia

debade disse...

Registado !