Por enquanto aindo só conto 4 horitas de instrução mas devo dizer que não tenho palavras para descrever o que é voar em planador. O principio é exactamente o mesmo do parapente que pratiquei durante alguns anos, subir subir e subir com o ar quente e fazer Km´s ou circuitos. Não é melhor nem pior que o parapente pois ambos tem as suas virtudes, e nomeadamente a simplicidade de uma asa de parapente que é imbatível. É incrivel o que se pode fazer com alguns m2 de pano que cabem numa grande mochila às costas e que se preparam numa questão de minutos, nada disso acontece aqui. Por outro lado é outra sensação nomeadamente de velocidade pois tudo acontece a uma velocidade muito superior o que faz com que os tempos de reação tambem tenham que ser mais rápidos; tem tambem toda uma série de procedimentos já mais ligados à aviação inerentes ao facto de se descolar e aterrar principalmente de aerodromos onde existem outras actividades em curso. Devo dizer que ao fim de semana entre paraquedistas, aviões ligeiros e planadores o movimento é quase semelhante ao aeroporto do Porto em hora de ponta !
aerodromo de Namur
O reboque
Ficará para mais tarde algum desenvolvimento sobre este assunto que ocupa agora uma parte do tempo livre e do bom tempo aqui na Belgica.
Foi adicionado o link do blog do amigo Zé Diogo que soltou amarras de Bruxelas em finais de Abril para uma viagem às antipodas da Europa, começando pela Indonésia, Austrália e terminando na Nova Zelandia (com algumas escalas pelo meio) afim de preencher o tempo da sua licença sem vencimento ! É assim mesmo, dá-lhe agora !
2 comentários:
Pois é, mas ir as vacas de parapente é só enrolar o guardanapo meter às costas e ala que se faz tarde, já de planador se não estiverem os amiguinhos de prevenção e o carro com reboque etc etc enrolas-te no jornal e aguentas....! com um bocado de sorte na ultima pagina tens o sodoku para ir fazendo ! Relativamente às performances, o meu amigo ainda só deve ter visto os trapos aí na serra do cume a andar de um lado pro outro, pois aquilo pode fazer Km e mais Km. O melhor seria encontrarmo-nos para discutir este assunto/discussão.
Dr....Dr....essa cena de andar com os pés no ar...sei não, além de que, ao menos nos "avianitos mais granditos" ainda temos hospedeiras para ir enchendo o olho...e outras coisas se tivermos sorte...agora nesses aí...onde estão as gaijas...hehehe
Abraço
PL
Enviar um comentário