21 abril 2006

O Leitão

Pois é, ele há coisas do arco-da-velha! Tendo ficado em Bruxelas pela Páscoa e como já tínhamos ouvido falar que algures no Luxemburgo existe um bom sitio para comer leitão, achamos que oportunidade estava criada.
Primeiro passo, descobrir onde fica esse tal sítio. Naturalmente recorrendo à net escrevi no google.be a palavra mágica: restaurantes+leitão+Luxemburgo, enter e………., surpresa das surpresas descubro que o meu amigo Vicente tem um Blog ! de facto aparece-me como quarta ou quinta referência o seu link. Como o tempo já ia escasseando deixo para mais tarde esta descoberta e vou directo ao assunto ou melhor ao almoço, descobri que de facto na aldeia de Everlange (quase todas as terras no Luxemburgo terminam em …..ange) fica um tal de Café du Passage onde a especialidade é o Leitão e a Chanfana; bons indícios pois se faz Chanfana é Bairradino concerteza! Aposta confirmada, não estivéssemos no Luxemburgo poderíamos estar algures perto da Mealhada ou da Anadia que o café seria o mesmo, de facto é sempre este o nosso eterno problema. Temos um óptimo produto mas já vendê-lo é outra história, o café é o típico café Português com ecrã de televisão com as dimensões mínimas para transmitir condignamente os jogos da bola, o café delta a super bock a bela da Macieira ou da CRF etc etc, só não reparei se havia gelados Olá!
O restaurante é misto de salão de bilhar / salão de baile / restaurante (Seguramente que grandes artistas já lá terão passado). É aqui que os estranjas fazem a diferença, tem um produto que não presta mas uma embalagem bonita, ou mais concretamente e no caso da restauração, não tem a riqueza da nossa gastronomia nem de perto nem de longe mas criam ambientes e restaurantes/espaços fantásticos onde a cozinha em si passa para acessório, não pensem contudo que com isto digo que o espaço é mau, não, nem de perto nem de longe, o que digo é que as vezes não nos sabemos valorizar e valorizar os fantásticos produtos que temos, e dar aquele pequeno passo para o que faz realmente a diferença. Dito isto o melhor é mesmo experimentarem, mas não se esqueçam de telefonar antes a reservar que o bicho esgota!

2 comentários:

Anónimo disse...

eh homê, fostes comê um leitião ao luxembergas.....aposto que não foi acompanhado de vinho frisante....e do som de um belo arroto pra arremater a bica e maceira!
macho do sul

debade disse...

Limpa !!!!!!