08 fevereiro 2009

8 de Fevereiro…



… de 1962. Incorporação do Navio Escola Sagres na Marinha de Guerra Portuguesa. O N.R.P. "Sagres" foi construído, em 1937, nos estaleiros Blohm & Voss (Hamburgo), tendo recebido o nome de "Albert Leo Schlageter". Em 1945, o "Albert Leo Schlageter", danificado durante a guerra, foi capturado em Bremerhaven pelas forças americanas e posteriormente cedido ao Brasil, em 1948. Em 1962 Portugal adquire-o ao Brasil para substituir o então N.R.P. "Sagres".

Símbolo heráldico


A "Sagres" é uma barca com casco de aço, sendo as chapas (10 mm) curvadas e soldadas nalguns pontos. Dispõe de 10 velas redondas e 13 velas latinas, num total de 1979 m² de área vélica, podendo atingir uma velocidade máxima de 16,5 nós.


O Infante D. Henrique, figura de proa do N.R.P. "Sagres"

A missão fundamental do N.R.P. "SAGRES" tem consistido em possibilitar um amplo e profundo contacto com a vida do mar às sucessivas gerações de oficiais da Armada, através das viagens de instrução nele efectuadas.
Para além das viagens de instrução, o N.R.P. "Sagres" tem igualmente como sua missão principal a representação da Marinha e do País, visitando com frequência portos estrangeiros, surgindo essas deslocações quer na sequência das viagens de instrução já anteriormente referidas; de comemorações de grande envergadura; e de apoio directo à acção diplomática dos órgãos de soberania , aquando das visitas oficiais de altas entidades do Estado.

"Talant de bien faire"
Divisa do Infante D. Henrique utilizada no brasão de armas da Escola Naval

9 comentários:

FLA disse...

"Talant de bien faire" , assim acontece...

A obrigação da carreira militar, passaria por ai...

Graciete disse...

Estou a ver que o Fataça é mais o Francês!

FLA disse...

Tinha-me esquecido, dentro dos motores ainda estavam as Suásticas gravadas em alto-relevo, de maneira que em 200¬0 e tal , os alemãs ofereceram novos motores, para guardarem os outros em Museu.

Atlante disse...

Em puto sonhei várias vezes em viajar ao sabor do vento!!!
Em 1992, a quando da candidatura ao DCA, ponderei a candidatura à Escola Naval, muito por influência deste navio.

FLA disse...

errata: alemães

Graciete disse...

Assim acontece...
Quando não há dono para as bicicletas...os alemães passam a "os ALEMÃS"!

debade disse...

Fataça sempre em grande !! vê lá não te percas na Torre do Mangas, desculpa Torre do Tombo !

FLA disse...

Grazie estamos muito perspicazes!

Alquevista da Foz disse...

Debade, torre não, é barbacã , é torre, é tudo e é do Mangas!