09 fevereiro 2009

9 de Fevereiro…

… de 1994. Nelson Mandela torna-se o 1º presidente negro da África do Sul. Nelson Rolihlahla Mandela foi um líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento anti-apartheid, considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo sul-africano como um terrorista e passou quase três décadas na cadeia. De etnia Xhosa, Mandela nasceu a 18 de Julho de 1918 no pequeno vilarejo de Qunu, distrito de Umtata, na região do Transkei.


Mandela formou-se em Direito e desde cedo deu início à sua actividade política. Com a implantação do regime apartheid no país, no fim da década de 40, assumiu frontalmente a sua oposição à segregação e aos preconceitos raciais. Em consequência foi sujeito à prisão e julgamento em 1962. Foi preso após informes da CIA à polícia sul-africana, sendo sentenciado a 5 anos de prisão por viajar ilegalmente ao exterior e incentivar greves. Em 12 de Junho de 1964 foi sentenciado novamente, dessa vez a prisão perpétua.


Recusando trocar uma liberdade condicional pela recusa em incentivar a luta armada, Mandela continuou na prisão até Fevereiro de 1990, quando a campanha do CNA (Congresso Nacional Africano – conhecido por ANC em Portugal)) e a pressão internacional conseguiram que ele fosse libertado em 11 de Fevereiro, por ordem do presidente Frederik Willem de Klerk. O CNA também foi tirado da ilegalidade.
Recebeu o prémio Nobel da Paz em 1993 juntamente com Frederik de Klerk.
“In prison, you come face to face with time. There is nothing more terrifying”
Nelson Mandela

2 comentários:

mascarenhas disse...

Percurso notável, tão bem relatado aqui. Aquela citação de Mandela, é sem dúvida o que sempre pensei que seria estar preso.

PS (eliminando os “vernáculos” cibernéticos) – Belas Fotografias

FLA disse...

Lembram-se dos concertos musicais: "Freeee Mandelaaa"