Acaba de chegar à redação; impressionante a calma do piloto, será desde já um nomeado para as Mangas de ouro 2009 !
6 comentários:
Anónimo
disse...
Muito bom.
Gostei de ouvir os reportes como quem está na final para aterrar na pista em vez de estar à beira de amarar num rio...
Também é verdade que faltou o reporte, preciso e conciso, para tirar as dúvidas ao controlador, de modo a que este pudesse despoletar os serviços de emergência para o local certo.
Mas é mais verdade que correu tudo demasiado bem para que se possa sequer criticar negativamente.
Confesso que achei aquela cerimónia de quase deificação do piloto uma coisa um pouco exagerada. No entanto, depois de ouvir isto, reconheço que o homem tem mesmo que ser genial.
Mas estavas certo... A verdade é que foi demais, acima de tudo porque ele não estava sozinho!... E se estivesse poderiam ter morrido muitos... Quero eu dizer, que ele deveria ser o primeiro(não sei se o fez?...) a falar sempre em nome da tripualação e nunca dele próprio. Desta forma os media dirigir-se-iam à tripulação e não exclusivamente a ele.
O copiloto, por exemplo, tinha praticamente tanta experiência de voo quanto o comandante. E certamente o pessoal de cabine terá feito bem o seu trabalho!...
Mas a América procura sempre um herói!...
Por outro lado, o nosso herói esqueceu-se de um dos passos mais importantes numa emergência deste género (para quem voa airbus): Actuar o comando de ditching, que fecharia, por intermédio de válvulas, todas as "aberturas" entre o interior do avião e o exterior, que serve justamente para impedir a entrada de água!...
Mas reforço o que disse anteriormente: É injusto criticar negativamente o desempenho desta tripulação depois do desfecho desta emergência.
A propósito de heróis do ar, relembro o acidente com o Transtat nas Lajes... Os pilotos foram os culpados pela situação criada, pelo facto de terem ficado sem combustível, e consequentemente terem ficado a planar sem motores, enquanto cruzavam o Atlântico. No entanto, uma fabulosa manobra de aproximação às Lajes permitiu que não houvessem mortes e/ou feridos. Na sequência o Comandante passou de réu a herói!
Para mim esta manobra foi ainda mais complicada e portante mais bem sucedida do que a do "Hudson".
De facto o painel do Mangas só pode apontar diouis erros técnicos: 1 - não ter fechado as valvulas, 2 - Não ter pedido aos passageiros "vocês aí que se fassem-se de levezinhos!"
De resto nota 5 e uma Manga de Ouro para o comandante que está desde já convidado para a gala de fim de ano. O convite seguiu hoje por mala diplomatica para a nossa embaixada em Fall River.
6 comentários:
Muito bom.
Gostei de ouvir os reportes como quem está na final para aterrar na pista em vez de estar à beira de amarar num rio...
Também é verdade que faltou o reporte, preciso e conciso, para tirar as dúvidas ao controlador, de modo a que este pudesse despoletar os serviços de emergência para o local certo.
Mas é mais verdade que correu tudo demasiado bem para que se possa sequer criticar negativamente.
Muito bom, mesmo.
A calma é tanta que parece que se trata de uma coisa normalíssima
Confesso que achei aquela cerimónia de quase deificação do piloto uma coisa um pouco exagerada. No entanto, depois de ouvir isto, reconheço que o homem tem mesmo que ser genial.
Mas estavas certo... A verdade é que foi demais, acima de tudo porque ele não estava sozinho!... E se estivesse poderiam ter morrido muitos... Quero eu dizer, que ele deveria ser o primeiro(não sei se o fez?...) a falar sempre em nome da tripualação e nunca dele próprio. Desta forma os media dirigir-se-iam à tripulação e não exclusivamente a ele.
O copiloto, por exemplo, tinha praticamente tanta experiência de voo quanto o comandante. E certamente o pessoal de cabine terá feito bem o seu trabalho!...
Mas a América procura sempre um herói!...
Por outro lado, o nosso herói esqueceu-se de um dos passos mais importantes numa emergência deste género (para quem voa airbus): Actuar o comando de ditching, que fecharia, por intermédio de válvulas, todas as "aberturas" entre o interior do avião e o exterior, que serve justamente para impedir a entrada de água!...
Mas reforço o que disse anteriormente: É injusto criticar negativamente o desempenho desta tripulação depois do desfecho desta emergência.
A propósito de heróis do ar, relembro o acidente com o Transtat nas Lajes... Os pilotos foram os culpados pela situação criada, pelo facto de terem ficado sem combustível, e consequentemente terem ficado a planar sem motores, enquanto cruzavam o Atlântico. No entanto, uma fabulosa manobra de aproximação às Lajes permitiu que não houvessem mortes e/ou feridos. Na sequência o Comandante passou de réu a herói!
Para mim esta manobra foi ainda mais complicada e portante mais bem sucedida do que a do "Hudson".
De facto o painel do Mangas só pode apontar diouis erros técnicos: 1 - não ter fechado as valvulas, 2 - Não ter pedido aos passageiros "vocês aí que se fassem-se de levezinhos!"
De resto nota 5 e uma Manga de Ouro para o comandante que está desde já convidado para a gala de fim de ano. O convite seguiu hoje por mala diplomatica para a nossa embaixada em Fall River.
Não era preciso tanto, por quem sois... Mas certamente que no fim do ano lá estarei! ;-)
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