17 fevereiro 2009

Sinais de uma Fataça - 17 de Fevereiro…

… de 2008. Independência do Kosovo. Em reunião extraordinária do Parlamento, o Kosovo declarou nesta data a sua independência da Sérvia. A decisão, unilateral, foi anunciada pelo primeiro-ministro Hashem Thaçi. A declaração de independência foi aprovada por 109 votos a zero, com 11 deputados ausentes.
Na Sérvia, a medida causou indignação e mal-estar diante da perda da sua Província considerada o berço da nação. O presidente sérvio, Boris Tadic, disse que "a Sérvia nunca reconhecerá a independência do Kosovo". O primeiro-ministro sérvio, Vojislav Kostunica, anunciou que a Sérvia lutará "sem o uso da força" para recuperar o Kosovo.
Portugal reconheceu formalmente o Kosovo no dia 7 de Outubro de 2008, tornando-se o 48º país do mundo e o 22º da União Europeia a reconhecer a independência da antiga província sérvia.


Hoje, um ano após a independência, o Kosovo debate-se com vários problemas sobretudo a Norte, em Mitrovica. A pobreza e a desagregação social minam a vida dos habitantes. No terreno a missão da União europeia designada por EULEX procura assegurar o estado de direito de um Kosovo dividido.


"Nós, os líderes do nosso povo, democraticamente eleitos, através desta declaração proclamamos o Kosovo um Estado independente e soberano”
Hashem Thaçi

3 comentários:

Atlante disse...

Talvez hoje, passado apenas um ano, tal fosse consideravelmente mais difícil. Sinais dos tempos...

FLA disse...

A União com a Sérvia e outros numa UE não tarda...

Graciete disse...

Eu também diria "Sinais do tempo" e de um jornalista!