25 fevereiro 2009

Sinais de uma Fataça - 25 de Fevereiro…



… de 1961. É assinado o contrato para a construção da Ponte sobre o Tejo. O contrato é celebrado em Lisboa, com a United States Steel Export Company após terem sido estudadas 4 propostas apresentadas a concurso em 1960. Esta empresa tinha já apresentado um projecto para a construção da ponte em 1935.
Em Dezembro de 1960, foi criado na dependência do Ministro das Obras Públicas, o Gabinete da Ponte sobre o Tejo, dirigido pelo Eng.º José Estevam Abranches Couceiro do Canto Moniz, na altura director dos Serviços de Conservação da Junta Autónoma de Estradas.
Iniciada em Novembro de 1962 a ponte é constituída por uma estrutura metálica, suspensa, com cerca de 2300 m de comprimento entre ancoragens, dos quais 1013 m vencem o vão central.



Projectada para ser uma ponte mista, rodoviária e ferroviária, foi logo planeada no projecto a construção em duas fases, pelo que os seus elementos estruturais fundamentais (fundações, torres e pilares) previam já as sobrecargas ferroviárias de uma via dupla.


O seu custo rondou o valor de dois milhões e duzentos mil contos
Foi inaugurada a 6 de Agosto de 1966 recebendo o nome de Ponte Salazar. Logo a seguir à revolução de 25 de Abril, mudou de nome recebendo o nome que tem actualmente, Ponte 25 de Abril.

5 comentários:

Alquevista da Foz disse...

Já temos o Fataça de volta!

Graciete disse...

Não é que ele me faz falta!
Mas anda sempre fugido ... às minhas palavras!!

FLA disse...

E asim aconteceu... A ponte deveria manter o nome inicial, essa questão de apagar memórias, quanto a mim foi sempre um erro.

mascarenhas disse...

Sempre aparaceste, sei que estes dias estás afundado em trabalho, até Peniche foi por um canudo. Grande investimento da nação para a época!!!

Graciete disse...

Também concordo que o nome deveria ter-se mantido, assim como todos os outros que seguiram o mesmo rumo.
A História aconteceu e não se apaga, independentemente das ideologias que se seguiram ou que temos.