23 março 2009

1 Mês … e mais uma Década!


Faz hoje precisamente um mês que me iniciei no Mangas. Embora sendo conhecida dos Mangas, apresentei-me, uma vez que apenas o FLA é conhecedor da forma em que o fiz.
Gosto de fazer a ligação mental entre a escrita e a pessoa, pelo que sinto a necessidade de ter algum apontamento do seu exterior. Por isso o faço, aqui.
Mas … há 1 mês fiz uma brincadeira!
Iludi-vos! Tirei tempo ao tempo!
Por este motivo, hoje me apresento, tal como estou, ou seja, com mais uma década do que há 1 mês!


Para lembrar o mar dos Açores, a alguns mangas.



Para todos, mas especialmente para o Mascarenhas:

Impressão digital

Os meus olhos são uns olhos.
E é com esses olhos uns
que eu vejo no mundo escolhos
onde outros, com outros olhos,
não vêem escolhos nenhuns.

Quem diz escolhos diz flores.
De tudo o mesmo se diz.
Onde uns vêem luto e dores
uns outros descobrem cores
do mais formoso matiz.

Nas ruas ou nas estradas
onde passa tanta gente,
uns vêem pedras pisadas,
mas outros, gnomos e fadas
num halo resplandecente.

Inútil seguir vizinhos,
querer ser depois ou ser antes.
Cada um é seus caminhos.
Onde Sancho vê moinhos
D. Quixote vê gigantes.

Vê moinhos? São moinhos.
Vê gigantes? São gigantes.

António Gedeão in "Poesia Completa"

10 comentários:

Anónimo disse...

"Iludi-vos! Tirei tempo ao tempo!" - Bem caçado(s)! Manga's spirit!

Graciete disse...

Sou assim!
Mas a consciência pesou e decidi repor a verdade!
Acabou-se a ilusão do tempo!...
Agora só mesmo com uma "plástica"!

debade disse...

Ahhhhhh !! boa Graciete; como se diz por cá "bem mangado" !!!

Graciete disse...

Ainda bem que foi "bem mangado", porque temi!!!
O Fataça vai ficar sempre iludido...

FLA disse...

Isto para começar, ò Grazie, penso que penso que foi ao contráro, esta seria de há 10 atrás, o que significa que tens vindo apurar. Para ser mais sincero não gosto tanto daquela foto que tens o cabelo "rubio"(fotinha piquinina). Das últimas vezes que fui ao AA, vi a tua foto num jantar, gostei.
O poema do Gedeão, é mto apropriado, certamente o Zé mascarenhas, vai gostar, identifica-se com o espírito dele, irá nos dizer qqer coisa um dia.

Graciete disse...

FLA, como tu me conheces, fico, como é evidente, extremamente lisonjeada com o que disseste. Gosto da tua sinceridade. Ainda bem que tenho vindo a apurar, para contrariar os sinais do tempo! Forças opostas, pode ser se anulem!
O “rubio” foi uma fase, como também já o tive de “blue”. O azul era lindo, mas … quiçá um pouco exagerado!
Estou a ver que vais passar a ser meu consultor de imagem!!!
Em relação ao poema de Gedeão, também o achei muito apropriado para quem vai viajar.

Graciete disse...

SK, nem imaginas as conversas que a tia do sobrinho tem com o primo, quando este vem de férias!!!...

Anónimo disse...

Oh fataça! por onde andas?
Tens andado desaparecido.....anda tanta gente atrás de ti......pelos vistos fazes muita falta aqui no mangas

SK disse...

Grazie,

Só hoje vi este teu comentário...

O meu primo, quando o conheci, era um rapazinho para os seus 10 anos. O ambiente era demasiado formal para que pudesse "entendê-lo"... Aliás, o ambiente era até demasiado formal por si só!... Mas, desde logo lhe achei piada...

Mais tarde - talvez uns 5 anos mais tarde - voltei a conhecê-lo... Agora mais libertino, senhor do seu nariz, sensato mas com um q e louco e, sem dúvida, mais interessante! Nitidamente com vários genes do meu saudoso Tio...

Foi aí que realizei, ter na pessoa do meu primo Nuno um jovem de futuro promissor! E acho que não me enganei!...

Daí que só poderei deleitar-me ao imaginar as vossas conversas!...

Graciete disse...

SK,

O teu primo agora com 22 anos, na realidade, é muito do que tu apercebeste-te. Continua senhor do seu nariz, com genes do teu tio, muito sensato e com objectivos muito bem delineados e que os cumpre.
Sempre foi detentor de uma grande inteligência (não apenas vista pela família), inquestionável, mas também sempre teve uma simplicidade enorme, que muito aprecio nele.
Evidente que a tia, sendo como é, adora conversar ele!...as idades ficam muito aproximadas!
Fala-se de tudo...