01 março 2009

Sinais de uma Fataça – 28 de Fevereiro…


… de 1904. Fundado o Sport Lisboa e Benfica. Nasceu em Belém sob a divisa "ET PLURIBUS UNUM" tendo a águia como símbolo e o vermelho e branco como cores.
Acta de criação do Benfica

O seu primeiro campo de jogos iria situar-se nos terrenos das Salésias, ficando a funcionar como sede provisória uma das dependências da Farmácia Franco na Rua de Belém.

Farmácia Franco
Como primeiros dirigentes do clube, encontram-se os nomes de José Rosa Rodrigues, Daniel de Brito, e Manuel Gonlard. A 22 de Novembro de 1906, surge a primeira Direcção que viria a ter como Presidente o Dr. Januário Barreto, fixando-se a sede ainda num prédio em Belém. O primeiro encontro de futebol oficial teve por cenário Carcavelos, onde nesse tempo, os ingleses do Cabo Submarino davam cartas na modalidade. Esse encontro contava para o Campeonato Regional, e o Benfica acabaria por vencer por 1-0.
Quando tudo parecia caminhar pelo melhor eis que uma cisão interna leva muitos bons jogadores a abandonar o clube indo reforçar a equipa do, então recém-nascido Sporting Clube de Portugal, aquele que pelos anos fora se tornaria como o maior rival. Assim sendo o primeiro encontro com o Sporting resultou de uma derrota por 2-1.
O campo de Belém começava então a fazer alguma confusão aos adeptos benfiquistas, daí terem-se transferido para Benfica, frente à Igreja de Nossa Senhora do Amparo. Entretanto, os sócios e simpatizantes do clube começavam a sonhar com mais altos voos e em 1908 inauguravam o Estádio da Feiteira, transferindo-se em 1912 para Sete Rios.
Contudo, o grande sonho dos benfiquistas era terem um campo à altura da projecção que o clube estava a atingir. Assim, a 13 de Dezembro de 1925 foi inaugurado o Campo das Amoreiras, cerimónia a que assistiram as mais altas individualidades do país.
Em 1954 chega um momento vital na História do clube. Com a larga contribuição de muitos associados e simpatizantes, o Benfica inaugura o Estádio da Luz ao, princípio com capacidade para 30.000 espectadores, onde jogaria até 2003, altura em que se construiu o novo e actual Estádio da Luz.

Feitos desportivos mais relevantes:
1961 - Conquista da primeira Taça dos Clubes Campeões Europeus de Futebol.


1962 - Conquista da segunda Taça dos Clubes Campeões Europeus de Futebol.
1984 - António Leitão conquista a medalha de bronze nos 5000 metros dos Jogos Olímpicos de Los Angeles.
2008 - Participação brilhante dos atletas Nélson Évora e Vanessa Fernandes que trazem de Pequim duas medalhas. Uma de Ouro (Nélson no triplo salto e uma de Prata Vanessa no triatlo.

5 comentários:

Atlante disse...

Acho que sou o único...
Glorioso Alê, Alê!!!
Glorioso Alê, Alê!!!

fataça disse...

Isto é Fair-Play! Tinha que pôr lá o primeiro resultado contra o Sporting. Há limites.

Alquevista da Foz disse...

Enquanto o Mantorras jogar nos encarnados, eu tolero muito bem o Benfica, gosto muito do Pedro, como jogador e como pessoa. Fataça, parabéns pelo Fair-Play.

FLA disse...

O Lusitânia é que era!

Anónimo disse...

Se nao me engano foi neste ano (1904) que nasceu o meu avo paterno... Vou investigar para mais tarde fazer uma postagem "a la fataca"!

Abracetes