… de 1936. Primeiro voo do Spitfire. Desenhado por Reginald Mitchell da Supermarine Ltd que seguiu uma directiva do Ministério do Ar Britânico de 1934 que declarava a intenção de se possuir um caça leve de alto rendimento com oito metralhadoras.
O Spitfire era o descendente de uma série de aviões desenhados por Mitchell usados para participar no troféu Schneider nos anos 20.
Com um motor Rolls Royce de 12 cilindros, foi integrado como caça inteiramente operável na Royal Air Force em 1938.
Fabricado sobre uma estrutura de alumínio, o seu novo desenho de ala elíptica, o seu potente motor e a sua leveza permitiram uma melhor manobrabilidade a altas altitudes.
A fama do Spitfire surgiu na Segunda Guerra Mundial durante a Batalha da Inglaterra, onde o seu desempenho foi decisivo para a vitória britânica contra a Luftwaffe (Força Área Alemã), evitando a entrada de aviões alemães na costa britânica.
Em 1943, o avião foi utilizado para desviar mísseis alemães em pleno voo, fazendo-os cair no mar.
Em 1947 foram retirados dos esquadrões da RAF. No entanto, os que realizavam missões de reconhecimento continuaram ao serviço até 1954. Até 1947 tinham sido fabricados cerca de 40 modelos.
A produção do Spitfire cessou em 1948. Ao todo, foram construídas 20.351 unidades, em mais de quarenta versões. Restam actualmente menos de cinquenta exemplares espalhados pelo mundo, entre museus aeroespaciais e coleccionadores particulares.
4 comentários:
Um avião lindo, um dos aviões mais bonitos de sempre. Ele e o Sopwith Camel da 1ª...
Sem dúvida. Tinha um Kit comprado na base, era lindo!
já aqui se tinha falado do bicho em 2006 ! o Mangas está sempre em cima !!
http://omangas.blogspot.com/2006/08/imperial-war-museum.html
Eu tinha uma miniatura da Matchbox verde e castanho.
Enviar um comentário