17 maio 2009

Dei Gläserne Manufaktur

Dei Gläserne Manufaktur ou Transparent Factory é uma das mais importantes estruturas da Volkswagen. A Fábrica Transparente, com um formato em L, apresenta uma arquitectura moderna e muito interessante. Está instalada em Dresden, capital do estado da Saxónia, na Alemanha, que teve a sua origem num povoado eslavo de nome Drezdane, que começou a ser germanizado no século XIII. É possuidora de séculos de extraordinária cultura e esplendor artístico, que pude testemunhar e apreciar com grande agrado e admiração. É detentora também do título de Património Mundial da UNESCO.


Não me irei alongar na sua História mais recuada no tempo, mas não posso deixar de referir um passado mais recente, em que esta cidade foi bombardeada pelas forças aliadas, após a II Guerra Mundial. Estas memórias ainda estão patentes em algumas zonas, mas felizmente já em fase de reconstrução. Este trabalho tem sido executado com uma fidelidade tão exímia, que pode ser comprovada nos painéis que exibem as fotografias dos edifícios, das praças, antes de serem devastados.

A fábrica, encontra-se virada de frente para a cidade e o edifício caracteriza-se por uma linha angular totalmente envidraçada.


Os responsáveis pelo projecto de construção prestaram particular atenção à protecção do ambiente. O ruído da fábrica é praticamente imperceptível. Foram plantadas centenas de árvores e introduzido um sistema de iluminação especial, cujo espectro luminoso não perturba os insectos dos jardins botânicos vizinhos. Por outro lado, as fundações do edifício foram concebidas de forma a não provocar qualquer desequilíbrio na água existente no subsolo.


O símbolo da fábrica transparente, visível a longa distância e está montado numa torre de vidro com quase 40 metros de altura, na qual ficam estacionados os veículos já prontos. É aqui, na chamada "ponte de entrega", que os Phaeton deixam a fábrica transparente de Dresden, conduzidos pelos seus proprietários.



É um exemplo de um edifício de uma arquitectura moderna, bem enquadrado nos séculos de História desta cidade. Contudo, a sua maior singularidade reside no facto de ser uma fábrica, mas que também se excedeu neste conceito, ao executar todo seu o processo de produção, com um conjunto de operações que não tem qualquer impacte negativo no meio ambiente.

5 comentários:

FLA disse...

Very nice!

Luís disse...

Já estive em Dresden mas nem sabia que era Património Mundial - Santa ignorância!

Quanto à fábrica da VW, sem dúvida um modelo a seguir, exemplar!

Graciete disse...

É bom um bocadinho de "Santa ignorância"!...

Desdren tem título de Património Mundial da UNESCO, desde 2004. E foi atribuído, essencialmente, devido ao Vale do Rio Elba, que se estende por 20 km, onde se nota uma grande harmonia entre o crescimento urbano e a preservação das margens do seu rio.
Luís, viste como as margens são alargadas, sem construções, com relva, e perdem-se de vista, realçando a parte histórica da cidade e as pontes. A ponte azul é lindíssima e foi a única que não foi destruída belo bombardeamento.

bi disse...

tal e qual como em Portugal...

Graciete disse...

Em termos ambientais (e não só), a Alemanha está a anos de luz de distância de nós!