14 janeiro 2009

Treino Avançado de Guerra Aérea - Esquadra Nº1 das Copo-Transportadas da Terra Chã (Destacamento na BA4)

Aqui fica uma recordação de uma das muitas sessões de Treino Avançado de Guerra Aérea da 1ª Esquadra das Copo-Transportadas da Terra Chã, destacada na Base Aérea Nº4.


Legenda: Cmdt. Borba, mecânico de bordo Gonzo e o incontornável instrutor de voo, o saudoso Austrália!

Primeiros procedimentos; checklist; descolagem e... Pânico no cockpit!!! Os instruendos descobrem que o Austrália era apenas Navegador e que apenas o seu grandessíssimo carreto lhe conferia aquele aparente à vontade em voar o engenho. À data, o Austrália, que de pilotagem nada sabia, nem sequer carta de automóvel tinha! As coisas pioraram quando se aperceberam que na realidade não ia nenhum piloto a bordo...

Vai daí, acto contínuo, e perante a passividade do Cmdt. Borba, o Fataça assalta de rompante o cockpit e toma o seu lugar. O Gonzo auto-promove-se a copiloto e corre com o Austrália dali para fora.


Legenda: Cmdt. Fataça e copiloto Gonzo

A coisa melhora um pouco, mas aproxima-se o momento de fazer o ataque aéreo... Preocupados com o sucesso da investida, resolvem passar o comando do aeroplano ao homem que já havia ter demonstrado ser capaz de partir tudo (até uma bezerra!) e arrasar por completo o inimigo: O Cmdt. Ginga toma então o lugar do Fataça. O ataque é bem sucedido e, de regresso à Base, surge a dúvida: "E agora, como é que vamos pôr a carroça no chão???...". Temendo pelas próprias vidas, Austrália e Fataça tentam recuperar os seus lugares... A confusão instala-se; stress no cockpit - Note-se que foi aqui, neste dia, em plenos anos 90, que se tornou corrente o emprego do termo "stress"!!! Antes apenas se designava este estado psicológico/físico como nervosismo, inquietação,desassossego, etc. -; e a tripulação a gesticular e esgrimir movimentos na derradeira tentativa de alcançar os comandos e switches...


Legenda: Cmdt. Ginga e copiloto Gonzo

Lá atrás, os descontraídos passageiros, alheios ao frenesi da tripulação no cockpit, falavam e riam ao ritmo de um animado jogo de cartas...

10 comentários:

Atlante disse...

Isso não foi no dia em que já estavam pintadas duas linhas no taxi way?!?!

Anónimo disse...

Ò Fred, Vais ter de me dar uma ajudinha, pois a minha memória rasteirou-me...

Anónimo disse...

"O Mangas é um pastel de nata delicioso!" - Há quanto tempo é que esta frase está pendurada na mangueira?????

FLA disse...

Nessa altura, bem que andaste a convencer esse pessoal a seguir as tuas pisadas, o Brambas é que esteve quase a ingressar na carreira dos Ases pelos Ares.

Anónimo disse...

Mas o nosso Presidente seguiu!... E começou nesta terra, pendurado naqueles trapos na Serra do Cume... Aliás, foi na sequência de uma "aterragem dura" que foi parar ao hospital e o repararam com umas peças metálicas! Passou, à altura, a ser conhecido por "Cap Van Coinas hombre de hierro" (ou "Iron Maden", versão inglesa, Porto Editora)!

Finalmente teve juízo e enfiou-se na mais bela das máquinas voadoras: o planador!

fataça disse...

Se o mangas já era um espectáculo, com posts destes só tenho vontade que nos encontremos todos, mas live and in colour!

Aquele abraço aos MANGAS todos.
Fataça

FLA disse...

Summer Azores Meeting 2009‏

Anónimo disse...

É para organizar um cruzeiro?

Anónimo disse...

Só se a Juliana vier!

mascarenhas disse...

Lenocínio!!!????!!!